Imprensa prova que pode melhorar a sociedade


Poucas autoridades públicas conseguem manter uma convivência profícua e transparente com a imprensa, o que inclui saber reconhecer problemas existentes e reportados pela mídia. O próprio presidente da República já demonstrou inúmeras vezes antipatia com os jornalistas. Já disse que não lê jornais nem revistas porque isso lhe dá azia. Já disse que aconselha a todo presidente se manter longe de jornais nos fins de semana. Já disse que formadores de opinião da imprensa estão em extinção. Já disse diversas outras coisas. Mas, dia após dia, a imprensa vem mostrado força e importância em ajudar a transformar o País em algo melhor.

Recente exemplo pôde ser conferido na última quinta-feira, dia 12 de novembro. A quantidade de parlamentares trabalhando normalmente na Câmara de deputados foi maior. Isso só foi possível porque o jornal O Globo flagrou dezenas deles usando de uma artimanha antiética para burlar o dia de trabalho sem desconto em folha de pagamento no fim do mês. Aproveitavam que o painel de presença era aberto uma hora antes das sessões plenárias para, antecipadamente, sem alarde, registrar presença e logo em seguida ir para o aeroporto para viajar para os respectivos estados.

A matéria causou constrangimento e forçou a presidência da Câmara a corrigir, por regra, os desvios de comportamentos dos parlamentares. Agora, o painel de presença só é aberto na hora em que a sessão é iniciada, às 9h. Antes, abria uma hora antes.

Vale lembrar que matéria recente publicada na Folha de S. Paulo mostrou que os consumidores pagaram a mais e indevidamente, por sete anos, pela conta de eletricidade. As autoridades foram forçadas a explicar a falha e indicar alternativas ou pretensões para resolver o problema.

Bem feito, o jornalismo pode desvendar problemas e maus comportamentos de autoridades públicas e ajudar a transformar positivamente a sociedade e o meio político. Assuntos como esses são, sem dúvida, uma boa leitura de domingo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s