Imagem que resume décadas do futebol brasileiro


Apito

A arte acima, que o portal GloboEsporte.com começou a utilizar para informar a repercussão das polêmicas da arbitragem no campeonato brasileiro de 2009, resume décadas de histórias mal contadas. Vale mais que mil teses de mestrado.

O desaforo que deu origem à série ocorreu no jogo Palmeiras e Sport, em São Paulo, dia 11 de novembro, quando o juiz apitou um impedimento inexistente, a defesa do time visitante parou inteira seguindo o apito do árbitro. O jogador palmeirense continuou a jogada por instinto e mandou a bola para o fundo da rede. O árbitro, que havia apito impedimento, olhou para o bandeira, que não apontou irregularidade. Final da história: o árbitro, segundos depois, validou o gol e gerou muita reclamação do Sport, que ganhava de 2 a 1 e poderia adiar, se mantivesse a vitória, o calvário do rebaixamento por mais uma ou outra rodada.

Esse erro grosseiro ocorre poucos dias de uma das maiores polêmicas desta edição do campeonato, quando um gol de um atacante palmeirense foi anulado injustamente. O Palmeiras, brigando pela liderança e pelo título, perdeu para o Fluminense, brigando para não descer para a segunda divisão. O São Paulo aproveitou a confusão e assumiu a liderança do campeonato faltando quatro rodadas para o fim.

Isso sem contar mais polêmicas entre Palmeiras e Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras, Flamengo e São Paulo, Botafogo e Flamengo, que ora ajudam um time, ora outro. O título corre o risco de ser levado para os bastidores, como quase ocorreu nas edições de 2008 e 2005, principalmente esta última, quando o Corinthians ficou com o título depois de recuperar pontos perdidos em jogos já disputados, perdidos e repetidos após a imprensa divulgar que um dos principais árbitros brasileiros estava em acordo ilícito com empresas de apostas. Os tribunais de justiça desportiva pediram para repetir todos os jogos apitados por tal árbitro infrator, tanto os que ele assumiu ter trabalhado de forma ilícita quanto aqueles que ele não tentou alterar o resultado. Pior: o tribunal decidiu mandar voltar somente jogos da Série A, a primeira divisão do campeonato brasileiro, ignorando os jogos do mesmo árbitro na Série B e no Campeonato Paulista de 2005.

Lamentável, mas é o Brasil que o desenho do artista do GloboEsporte.com bem conseguiu traduzir em um desenho que vale por teses e teses de mestrado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s