É ‘nóis’ na Abraji


Depois de muitos anos de namoro, tornei-me associado da Abraji (associação de jornalismo investigativo). Sempre gostei muito de montar meus próprios bancos de dados para elaborar pautas exclusivas e diferenciadas e também de fuçar em bancos de dados públicos. Essas técnicas são conhecidas como RAC (Computer Assited Reporting), algo como a prática de elaborar reportagens a partir do uso de bancos de dados com uma grande quantidade de informações. No Brasil, essas técnicas são conhecidas como jornalismo de precisão. Desde que assisti uma de palestra na USP uns dez anos atrás, comecei, por conta própria, a fuçar em bancos de dados públicos, a montar meus próprios bancos de dados e a organizar as constatações em gráficos. Tenho alguns projetos-piloto bem-sucedidos – um dia conto aqui alguns deles. Agora, quero aprender mais e aperfeiçoar minhas técnicas de apuração, organização e apresentação. Vamos ver no que vai dar.

Deixe um comentário

